A endometriose acomete aproximadamente 15% das mulheres em idade reprodutiva e 30% das mulheres inférteis. Responsável por ocasionar vários problemas a saúde feminina, é importante se atentar para as características, sintomas e exames.
O distúrbio ocorre quando o endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero, cresce para fora do órgão e acomete outras regiões do organismo como trompas, ovários, intestinos e bexiga.
É uma doença que pode ocasionar em vários sintomas e desconfortos para a mulher. Destacam-se cólicas intensas, dores localizadas, desconfortos, irregularidades na menstruação e, se não tratada, infertilidade. Além disso, estima-se que o risco de câncer de ovário é mais alto em mulheres com tal comprometimento.
Endometriose profunda
Considerada a forma mais grave da doença, a endometriose profunda apresenta maior agressividade uma vez que o tecido endometrial se espalha por área mais extensa.
A causa pode estar relacionada ao refluxo de uma parte do sangue menstrual através das tubas uterinas, podendo ser depositado em outros órgãos. Questões genéticas e deficiência do sistema imunológico também são pertinentes.
Exames para endometriose
Uma das opções mais importante é o Ultrassom Transvaginal, fundamental para detectar a doença. Procedimento tem o objetivo de identificar a presença da endometriose e localizar as lesões, sejam elas profundas ou infiltrativas.
É necessário que a mulher realize um preparo intestinal no dia anterior ao exame. Além disso, é importante contar com equipe médica qualificada e que possui amplo conhecimento técnico.
Quando bem realizado, as taxas de detecção da endometriose são altas. Diagnósticos precisos são fundamentais no auxílio de técnicas terapêuticas e tratamentos para Endometriose, por isso conte com a Clínica Diagnóstica para cuidar da sua saúde. Qualidade que faz a diferença.